terça-feira, 23 de março de 2010

SEMANA da LEITURA

A primeira semana de Março foi dedicada à leitura. Nesse âmbito, a nossa escola escolheu o dia cinco desse mês para realizar uma actividade diferente, envolvendo todos os alunos da escola.
Inicialmente, começámos por ver alguns contos tradicionais em CD interactivo: A Casinha de Chocolate, A Bela Adormecida, O Gato das Botas, A Lebre e a Tartaruga…
Entretanto, conhecemos a professora Cristina Maia, que dá aulas de Matemática e de Economia no Externato de Vila Meã. Ela é mãe de uma aluna do segundo ano de escolaridade e já editou alguns livros. Veio à nossa escola ler uma das histórias do livro “As minhas histórias” que foi escrito por ela – “João Pestana”.
No final, tivemos a oportunidade de lhe colocar algumas questões às quais ela respondeu.
Foi um dia muito interessante, pois a leitura tem um papel muito importante na vida de todos nós – Ler é aprender!

ENTREVISTA

Alunos – É difícil escrever um livro?
Cristina Maia – Não, para mim que gosto de escrever, é muito fácil.

A – Como se chama o livro de onde foi lida esta história?
C. M – As minhas histórias, de Cristina Maia.

A – Como costuma escrever os seus livros, no computador ou à mão?
C. M – Este foi escrito à mão, mas os outros no computador.

A – Que motivo a levou a escreveu este livro?
C. M – Foi escrito quando engravidei da minha filha. Foi um momento feliz, pois desejava muito aquela gravidez. Foi uma forma de deixar algo para recordar.

A – É divertido escrever um livro?
C. M – Sim, muito.

A – Quantos livros já escreveu?
C. M – Muitos, mas editados só tenho dois.

A – Gosta mais de ler ou de escrever?
C. M – Escrever.

A – Costuma contar histórias à noite, à Maria, sua filha?
C. M – Agora que ela já sabe ler, não. Ela é que as lê. É uma forma de praticar a leitura.

A – O que gosta mais de escrever?
C. M – Poesia.

A – O que está a escrever neste momento?
C. M – Estou a escrever um livro relacionado com a minha área profissional e um outro chamado “Feitiço” que ficou por terminar quando a minha filha nasceu.

A – Como conseguiu editar um livro?
C. M – Era um desejo já antigo. Foi através de um concurso que ganhei e a editora decidiu publicá-lo.


EB1 de Avenida – Ataíde
Alunos do 4.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário