terça-feira, 16 de março de 2010

O segredo que só eu sei...

Era uma vez um menino que vivia numa aldeia perto do rio. Ele ia todas as tardes nadar para o rio.
Todas as noites, o menino ia para a janela sonhar com uma aventura mágica no fundo do rio.
Certo dia, o menino foi nadar para o rio. O rio estava calmo como de costume. De repente, veio uma corrente muito forte vinda do mar. O menino disse aflito:
- Socorro! Socorro! … Ajudem-me por favor!
Passado alguns minutos, o menino estava quase a cair da cascata abaixo, mas agarrou-se a um ramo que, por surpresa, se partiu e o Bruno (que era o nome do menino) caiu da cascata abaixo.
O Bruno sentiu-se só e um peixe ouviu-o a chorar e disse:
- Estás bem?
- Tu…tu…tu…fa…falas?! – perguntou o Bruno admirado.
- Claro que falo! – respondeu o peixe. Eu sou da raça dos peixes falantes e chamo-me Rui. Precisas de ajuda?
- Sim. – disse o Bruno.
O Bruno foi ver a casa do peixe e viu o Rui a chamar os seus amigos.
Os peixes chamados Rui, Francisca, Hugo e João Pedro levaram o Bruno para casa.
Em dois dias os peixes conseguiram levar o Bruno lá para cima, subindo a cascata.
Quando chegaram ao rio o menino agradeceu a ajuda e foi para casa.
- Ai! Meu filho, o que aconteceu? – perguntou a mãe.
- Eu sei um segredo que ninguém sabe. – respondeu o Bruno – Vivi uma grande aventura!
- Pregaste-nos cá um susto! – exclamou o pai.
- Mas aqui estou a salvo! – disse o Bruno.
- Agora vai para a cama! – disse a mãe.
E o Bruno lá foi a pensar na maravilhosa aventura que lhe tinha acontecido e que há muito sonhara.

Texto elaborado pelos alunos do 4.º ano da turma B da Escola do Primeiro Ciclo de Portela-Aboim, no âmbito do PLANO NACIONAL DE LEITURA (este texto foi dramatizado):


Autores:
Sara
Francisca
Rui Jorge
Bruno Fernandes
João Pedro
Hugo

Ilustradores:

Sara
Francisca

Sem comentários:

Enviar um comentário