domingo, 2 de maio de 2010

Visita de Estudo ao Mosteiro de Alcobaça e à Quinta das Lágrimas

No dia 24 de Abril de 2010, realizou-se uma visita de estudo ao Mosteiro de Alcobaça e à Quinta das Lágrimas, integrada na disciplina de Língua Portuguesa e no âmbito do estudo da grandiosa epopeia camoniana de Luís Vaz de Camões. A nossa turma (CEF de Fotografia) e as turmas A, B, C e D do nono ano, juntamente com quatro professoras que nos acompanharam (professoras Maria de Fátima Jorge, Isilda Coelho, Ana Elisa e Sofia Pereira), partimos então para a odisseia do saber. No nosso saco de viagem, levámos muito entusiasmo e curiosidade, pois sabíamos que iríamos usufruir de uma aula ar livre.
A saída da escola deu-se por volta das oito horas da manhã, mas cedo tínhamos acordado, devido à excitação que sentíamos! Chegámos a Alcobaça por volta das onze horas e trinta minutos. É claro que houve uma paragem a meio deste longo trajecto, pois queríamos ir à casa de banho e o nosso estômago também já reclamava, exigindo algum alimento.
Já em Alcobaça, ficámos espantados com o tempo formidável e com o branco das casas. As ruas até pareciam ser mais alegres e mais largas, devido à luminosidade infundida por esta cor.
Entretanto, junto do Mosteiro de Alcobaça, vimos logo que se tratava de um monumento imponente, dada a sua fachada bastante trabalhada. Isso também foi observado no interior do mesmo, uma vez que havia arcos em pedra, colunas lavradas com desenhos variados, tectos e paredes adornados com rosetas e no chão viam-se pedras tacticamente colocadas. Ficámos, de igual forma, impressionados com os túmulos de D. Pedro e da bela garça, Dona Inês de Castro, ricamente arados em pedra. Aí repousam os corpos dos dois amantes que se encontram estrategicamente sepultados, pois, antes de falecer, D. Pedro I ordenou que deveria ser enterrado no sarcófago oposto ao da sua Inês, para que, quando o casal ressuscitasse, se levantasse, se olhasse nos olhos e se beijasse. De seguida, e ainda dentro do Mosteiro, visitámos a cozinha, os dormitórios, a sala de jantar, a sala de descanso, … dos monges. Tudo foi construído em grandes dimensões e aquilo que mais nos chamou à atenção foi a enormíssima cozinha com a sua lareira e chaminé descomunais. A nossa visita de estudo não ficou por aqui e depois do almoço rumámos para a Quinta das Lágrimas, situada na cidade universitária de Coimbra. O arco dos amores, a fonte das lágrimas e a beleza natural da quinta entrou-nos pela nossa retina.
Ainda fomos a Shopping Arrábida, no Porto, e aí lanchámos, fizemos compras e também entrámos, em jeito de visita, em algumas lojas (Ouviram bem… apenas uma visita de cortesia, porque a vida está difícil e o dinheiro não abunda nos nossos bolsos!).
Chegou a hora de partirmos! Às dezanove horas, tal como foi combinado, estávamos prontos para regressar à nossa terra, terra de Teixeira de Pascoaes e de Amadeo de Souza-Cardoso.
A viagem correu muito bem e o dia esteve repleto de emoções!
Resta-nos esperar que mais visitas de estudo sejam planeadas e realizadas, pois, com elas, aprender torna-se mais fácil!

Alunos do CEF de Fotografia e professora Sofia Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário