quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Semana da Leitura na Nossa Escola

Algum tempo antes da Semana da Leitura, foi distribuído um livro em branco com a identificação e fotografia dos alunos de cada turma da escola. Um aluno de cada vez foi levando o livro para casa e os seus familiares escreveram uma parte da história.
Desta maneira surgiram 4 histórias diferentes e muito criativas feitas pelos nossos familiares, em nossas casas.
Na segunda-feira, dia 1 de Março, o 4º ano ficou responsável por dinamizar a Semana da Leitura. O avô e a mãe do Afonso vieram contar uma história de vida. O avô do Afonso teve um acidente de viação, perto do barbeiro da Serrinha, tendo ficado em coma 2 meses, mais 9 meses no hospital. Isto já foi há 2 anos e o senhor ainda tem as marcas do acidente. Gostámos muito de ouvir as histórias contadas pelo senhor Albino.
A Terça-feira foi ocupada pelo 3º ano. Os encarregados de educação apresentaram uma dramatização de fantoches. Todos os alunos gostaram de ver os pais a actuar.
Ao terceiro dia da Semana da Leitura, duas mães e um pai do 2º ano animaram a nossa tarde contando duas histórias: “A Camila Não Quer Emprestar os Seus Brinquedos” e “O Gil e a Rita” e lendo um lindo poema: “Um, dois, três!” A semana já estava a meio e tudo estava a decorrer como planeamos.
No dia 4, as mães do 1º ano vieram contar duas histórias: “Lulu e o Lobo Azul” e “O Pinheirinho da Clareira”, foi uma tarde divertida!...
Ao longo destes dias os pais responderam e satisfizeram a nossa curiosidade e a dos nossos colegas. Finalmente chegou o dia que tanto esperávamos, 5 de Março, a noite do “Serão”. O ponto de encontro foi a escola, pelas 21 horas. Antigamente, nas longas noites de Inverno as pessoas juntavam-se à volta da lareira para fazerem trabalhos manuais: meia, croché, fiar lã, linho, etc., conversar, contar anedotas, histórias e para conviverem.
No nosso “Serão” não houve lareira, nem mulheres a fiar lã. Os homens também não jogaram às cartas. Este “Serão” foi planeado para apresentarmos as histórias feitas pelos familiares de cada turma. Elas foram lidas pelos nossos professores e alguns alunos. Todas as turmas mimaram os pais com dramatizações, teatro, poema e declamação de ditos para a gente miúda.
Apesar de não ser uma casa própria para um “Serão”, a sala estava com uma iluminação que a tornava confortável e acolhedora para a nossa família, que esteve presente com muito gosto.
Foi uma experiência interessante e única na nossa escola. Aprendemos que “Ler com Prazer dá Saúde e faz Crescer”. Existem benefícios da leitura. Os nossos pais também sabem escrever histórias.
O serão na nossa escola foi animado e divertido.


Os alunos da EB1 da Lama, Março de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário